terça-feira, 3 de maio de 2011

Ensino de Educação Física.



Após ler a reportagem do jornal Folha Dirigida onde o assunto
abordado é a importância das aulas de educação física nas escolas,
é interessante pensar sobre esta prática de acordo com as
ideias do filósofo Karl Marx.
É discutido pelos entrevistados no jornal sobre como hoje são as aulas
dadas pelos professores, onde na maioria das vezes os alunos ficam
livres para conversas ou atividades que eles próprios escolhem, como por exemplo jogos e brincadeiras, retirando então o foco do real objetivo da educação física.
Há aqueles que acreditam que as aulas devem ser voltadas mais para a técnica, para a formação de futuros atletas, e outros que acreditam que as atividades devem ter um caráter lúdico, onde os estudantes deveriam se relacionar para desenvolver relações mais humanistas e sociais, de interação, aprendizagem e lazer. O que na verdade acontece é que a educação física trabalha com a lógica do capitalismo, com a competitividade, deixando de lado a ideia de solidariedade, colaboração e criatividade entre os alunos, gerando frustrações.
É interessante pensarmos também que nos esportes não há divisão de classes sociais, todos são iguais, o aluno mais carente pode ser aquele que mais se destaca em uma atividade física.E Karl Marx dizia que combater a alienação e desumanização era a função da educação, e isso deveria ser feito através da educação intelectual, física e técnica ( múltipla), o que difere da educação integral, que tem tem uma conotação moral e afetiva, que deveria ser trabalhada por outras pessoas. Com esta educação múltipla a escola estaria desenvolvendo o saber completo no aluno, e o tornando superior a própria burguesia, já que esta divide ideias e trabalho, deixando o homem incompleto.



Obs: Sou estudante de pedagogia então é comum deixar de lado alguns assuntos aqui, para escrever algo relacionado a educação.

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